NEOENERGIA

Porto Digital repudia constantes quedas de energia no Bairro do Recife

Empresas de tecnologia, restaurantes e comércios da região têm sofrido prejuízos pela queima de equipamentos diante das interrupções de energia

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Katarina Moraes

Publicado em 24/04/2024 às 13:05 | Atualizado em 24/04/2024 às 15:39
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Em colaboração com Emerson Pereira, da TV Jornal

Porto Digital publicou, nesta quarta-feira (24), uma nota de repúdio contra a Neoenergia pelas constantes interrupções de energia elétrica que vêm afetando o Bairro do Recife nos últimos meses, interrompendo o funcionamento de empresas do parque tecnológico, além de serviços e comércios.

A nota, assinada pelo presidente do parque, Pierre Lucena, afirma que as quedas de energia impõem riscos a sistemas e dados. "A falta de um serviço de energia elétrica confiável e de qualidade é inaceitável e incompatível com as necessidades de um centro de inovação de nossa estatura", apontou.

São dezenas de empresas de tecnologia em funcionamento na região afetadas pelo problema, que pode causar prejuízos milionários, segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Pernambuco (Seprope), Gerino Xavier.

"Essa intermitencia de corrente elétrica queima muito equipamento, desde uma geladeira, que é uma coisa fácil de se substituir e que não está no 'core business' das empresas daqui, mas também queima, por exemplo, um servidor, e aí tem interrupção de prestação do serviço e em alguns dos contratos as multas são absurdamente caras", disse.

A empresária Beth Lima, dona do Restaurante O Poeta, conta que a situação é recente. "Estamos aqui há 29 anos e isso nunca aconteceu. De um tempo para cá é toda semana", disse. Agora, precisa fechar as portas quando falta luz e já acumula prejuízos pela quebra de equipamentos. 

"A gente já teve problema com ar condicionado, máquina de lavar louça e microondas e o computador do caixa já quebrou três vezes. Agora, o prejuízo maior é a casa fechada, os clientes chegarem e voltarem. Os funcionários não têm condições de trabalhar em uma cozinha quente", afirmou.

Também empresária, Cilene Dias Harten mostrou que, além da conta de energia de R$ 2,9 mil por mês, que não deixa de chegar, precisa lidar agora com custos de instalação de novos motores, após os antigos queimarem. "A gente já perdeu motor da coifa, do exaustor, da cozinha, todos. Agora mesmo estou pagando dois motores e a mão de obra da instalação", denunciou.

Diante da situação, o Porto Digital solicitou que a Neonergia, responsável pelo fornecimento,uma posição "urgente e eficaz" para resolver as falhas, além da apresentação de um plano de ações imediatas e de longo prazo, que vise não somente a reparação dos probleas existentes, mas também o fortalecimento e a expansão da infraestrutura de energia, garantindo assim a estabilidade e a confiabilidade necessárias para o funcionamento de todas as atividades".

Por fim, disse estar à disposição para trabalhar conjuntamente em melhorias e pediu que a empresa "adote medidas que estejam à altura das necessidades de um dos principais centros de inovação do Brasil.

O QUE DIZ A NEOENERGIA

Por nota, a Neoenergia Pernambuco afirmou "que as ocorrências no fornecimento de energia relatadas pelo Porto Digital tiveram como causa principal questões climáticas de maior intensidade que impactaram a cidade do Recife neste ano", como aumento de chuvas e de raios nos últimos meses, e que "os casos registrados tiveram as causas devidamente tratadas pela distribuidora com a maior brevidade possível".

Ainda, disse que não há registro de novos casos no Bairro do Recife e que está trabalhando em um forte plano de resiliência da rede elétrica e segue comprometida com a qualidade do serviço prestado à população. "A Neoenergia vem mantendo diálogo com o Porto Digital e está à disposição para detalhar seu criterioso plano de manutenção preventiva desenvolvido para a região onde o ecossistema de tecnologia e inovação está inserido, inclusive com reunião previamente agendada para sexta-feira (26)", concluiu.

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