SEGURANÇA VIÁRIA

Micro-ônibus do transporte de Jaboatão dos Guararapes fica sem controle, de novo, e atropela motoqueiros em ladeira

Dessa vez, o episódio aconteceu numa ladeira no UR-11, bairro do Ibura, em Jaboatão, com um micro-ônibus da linha 125 - UR-11/Barra de Jangada

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Roberta Soares

Publicado em 23/04/2024 às 11:41 | Atualizado em 23/04/2024 às 12:40
Notícia

Menos de um mês depois de um microônibus do Sistema de Transporte Complementar de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, ficar sem freio e atropelar mais de 30 pessoas que participavam de uma procissão no Domingo de Páscoa, no bairro de Marcos Freire, no município, matando cinco delas, um outro veículo perde o freio e novamente atropela pessoas numa ladeira.

Dessa vez, o episódio aconteceu numa ladeira no UR-11, bairro do Ibura, em Jaboatão dos Guararapes, com um micro-ônibus da linha 125 - UR-11/Barra de Jangada. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o micro-ônibus parece estar sem freio e começa a descer de ré, atropelando motoqueiros que estavam atrás do veículo.

No interior do micro-ônibus o desespero é geral. Nos vídeos é possível ver os passageiros gritando, desesperado, enquanto o veículo desce a ladeira de ré. É visível, ainda, o momento em que os motoqueiros foram atropelados.

POR SORTE, VÍTIMAS NÃO TIVERAM FERIMENTOS GRAVES 

As primeiras informações são de que foram três motoqueiros e que não teriam se machucado com gravidade. O atropelamento aconteceu na manhã desta terça-feira (23/4).

A Prefeitura de Jaboatão dos Guarapes informou, por nota, que está apurando o atropelamento, mas deu uma outra versão para o ocorrido. Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria de Ordem Pública e Mobilidade informa que está apurando o caso envolvendo um micro-ônibus complementar da linha 125 - UR-11/Barra de Jangada. A princípio, o permissionário afirma que uma passageira se sentiu mal e pediram para parar o veículo, tendo o motorista parado na própria ladeira. Um passageiro teria quebrado uma janela para ampliar a ventilação. Contudo, o micro-ônibus foi conduzido à secretaria para vistoria e a apuração dos detalhes está sendo realizada”.

TRANSPORTE MUNICIPAL DE JABOATÃO É CONHECIDO PELO SUCATEAMENTO

REPRODUÇÃO
Micro-ônibus que atropelou e matou fiéis tem dez anos de uso e estava com problemas mecânicos - REPRODUÇÃO

Não é de hoje, nem de ontem, muito menos de anteontem. O sucateamento do transporte municipal de Jaboatão dos Guararapes é histórico e faz parte do dia a dia dos passageiros que dependem das 17 linhas ainda em operação no município.

Criado ainda no início dos anos 1990 para acomodar os kombeiros que dominavam o transporte público da cidade, o Sistema de Transporte Complementar de Jaboatão passou muitos anos sendo operado com kombis tão velhas quanto a frota de 235 micro-ônibus que rodam atualmente no sistema.

Veículos velhos, sujos, com fios segurando a estrutura interna e os bancos quebrados, que circulam com portas abertas e não tem sequer um sistema de bilhetagem eletrônica para o pagamento das passagens é a rotina do sistema. E é assim há muitos e muitos anos.

Por isso, não é exagero quando a população afirma que o atropelamento de fiéis na tarde do Domingo de Páscoa foi uma tragédia anunciada. As condições do micro-ônibus envolvido no sinistro de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define) são um reflexo da situação da frota.

15 VEÍCULOS FORAM RETIRADOS DA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE POR PROBLEMAS SOMENTE EM 2024

Apesar das denúncias de que o micro-ônibus estava sem freio no momento em que o condutor perdeu o controle e atropelou os fiéis, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes garante que a gestão municipal é atuante na fiscalização sobre a segurança dos veículos que integram o sistema de transporte municipal.

O secretário de Ordem Pública e Mobilidade de Jaboatão, o coronel Carlos Sá, que está à frente do cargo há menos de um ano, afirmou que somente este ano, dos 85 veículos vistoriados, 15 foram retirados da operação por deixarem de atender a variadas exigências feitas pela gestão, tanto em relação à segurança mecânica quanto à regularização de documentos.

Em 2023 teriam sido retirados da operação outros 27 micro-ônibus, dos 135 vistoriados.

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